



Curso de Fotografia
Seja muito bem-vindo ao melhor curso de fotografia do país!
-
Formação profissional 100% on-line, com gostinho de presencial.
-
Aulas 100% ao vivo e com saídas práticas monitoradas.
-
Com dois dos melhores professores de fotografia do mercado brasileiro, Marcos Hiram e Murilo de Tarso.
-
Curso para iniciantes, que desejam fazer da fotografia uma carreira profissional.
-
Ah sim, também é perfeito para Hobbystas, pois o curso aborda fotografia autoral, linguagem e composição.
Duração e conteúdo
Bem, então do que se trata esse tal de coletivo fotográfico?
O Coletivo Fotográfico Moby Dick não é um curso, é como um clube de amigos que se reúnem para fotografar "coletivamente". O coletivo tem um mentor, eu, e os membros, no caso você e outros 9 que irão compor esse time. É um grupo onde todos contribuem para que lindas oficinas fotográficas se realizem. Eu dedicarei o meu tempo, meus conhecimentos e meu espaço físico. E vocês serão meus braços e pernas, participando com uma contribuição financeira para ajudar nos custos e, mais importante, com sua participação dedicada!


Juntos!
E o que vamos fazer juntos?
Bem, a resposta é simples: vamos fazer produções fotográficas espetaculares, de tirar o fôlego! Fotos como ninguém jamais viu aqui em Indaiatuba!
Vamos brincar com luzes especiais, tintas neon e luzes negras, ensaios com água, farinha de trigo, máquina de fumaça... Vamos construir cenários, vamos fazer ideias malucas, enfim, vamos fazer o que mais amamos: fotografia de verdade!




Nesta produção, por exemplo, usamos tinta neon, luzes especiais negras e nu artístico! Que tal, hein?
E o que você ganha?
-
Experiência
-
Portfólio
-
Aprendizado
-
Diversão
Serão vivências reais, com modelo fotográfico, equipamentos e desafios. Você poderá usar o material como seu Portfólio, pois você é coautor. Vai aprender não só comigo, seu mentor, mas com os colegas e sua nova rede de contatos. E claro, a parte mais importante de tudo isso: vamos nos divertir fazendo o que amamos.





Para esta produção, foram enchidas centenas, talvez milhares de bexigas amarelas. Tem um vídeo completo dessa produção no canal do Murilo de Tarso no YouTube! Ah, eu não mencionei? Ele é meu parceiro nessa ideia, nós criamos isso juntos! E mesmo morando longe, ele será parte do Coletivo.
Clique aqui para ver o vídeo no Canal Murilo de Tarso, no YouTube.

Como vai funcionar?
Tem data pra começar, mas não tem data pra terminar!
Serão 8 encontros todos os meses, sendo 4 encontros técnicos e 4 oficinas práticas de produção fotográfica. Algumas produções precisarão de mais de um encontro, e outras serão mais simples. Algumas produções serão em estúdio, outras na rua, e outras ainda, em locações especiais, como uma quadra esportiva, uma oficina mecânica ou um bar com decoração dos anos 80.
Todos os encontros serão feitos em Indaiatuba, mas se surgir uma oportunidade de pegar estrada para clicar numa fazenda, combinaremos o comboio e as caronas e faremos um domingão diferente. Tudo previamente combinado com o time.
O início está programado para o Domingo, dia 10 de Outubro. Os encontros presenciais acontecerão Domingos pela manhã e sextas-feiras à noite alternadamente. Enquanto os encontros virtuais, acontecerão via Zoom às quartas-feiras, às 20 horas.
Claro, toda essa programação e duração dos encontros será flexível e quaisquer mudanças serão negociadas caso a caso com o time, dependendo da temática de cada oficina. Lembrando: você não será aluno, será membro do coletivo, coautor das produções.




Esse é um exemplo de produção temática narrativa. É como uma fotonovela. Neste caso, inspirada na obra IT, do mestre do terror Stephen King. Modelos, maquiagem, luz cenográfica... hummm, muita diversão!
Veja o vídeo no Canal Murilo de Tarso, no YouTube.
E quanto vai custar?
Agora vem a grande surpresa!
Você poderia imaginar que oficinas de fotografia com modelo, produção de moda, maquiagens artísticas, figurino, cenografia, minha dedicação completa todas as semanas, custaria uma fortuna, certo? Afinal, uma oficina fotográfica de final de semana custa facilmente 400,00 a 800,00 reais, não é mesmo?
Bem, mas eu fiz o menor valor possível, que ao mesmo tempo cubra os custos dessa grande brincadeira e seja perfeitamente acessível pra todos!
O Valor será de 15,00 reais por encontro!
Eu disse QUINZE REAIS!
E a forma de pagamento será uma assinatura mensal de 120,00 para os 8 encontros. Sem fidelidade. Ou seja, se não quiser mais participar, não tem quebra de contrato, é só nos avisar e colocar a vaga à disposição de outro fotógrafo.
Mas é claro, esse preço não será assim incrível para sempre. Eu quis fazer um preço irresistível para garantir que você possa embarcar comigo nessa aventura.
Reforçando que serão apenas 10 vagas, pois há limitações de espaço e atualmente sanitárias com a questão da pandemia.
Não tenho mais dúvidas, quero assinar agora!
Ainda tenho umas perguntas a fazer.

Ah, você quer ver mais, né?
Essas são algumas ideia que já fizemos. Algumas em parceria com Murilo de Tarso, outras em oficinas e clubes de fotografia, mas todas feitas de forma coletiva, seja com alunos ou convidados.
Mas o importante não é o que nós já fizemos. O importante é o que vamos fazer juntos! Pois a cada nova oficina você terá a oportunidade de trazer as suas ideias. Faremos todos os tipos de experimentações, com luzes, cores, sabão, tintas, roupas, cenários...








Perguntas?
Quero assinar já! Mas tenho medo de me arrepender.
Só queremos que você se comprometa se for um desejo real de fazer parte desse time. De se comprometer com as produções e não faltar às oficinas. Portanto na inauguração do coletivo, eu farei um encontro somente para conversarmos sobre como tudo vai funcionar. E se você entender que não é pra você, eu devolvo o seu investimento, ok?
E se eu não puder ir em algum encontro?
É super normal que de vez em quando a sogra apareça de surpresa no domingo para o almoço. Então vamos tolerar até 30% de faltas durante o mês. Então pode faltar as vezes, não tem problema. Mas quem não estiver comprometido, terá sua assinatura cancelada para ceder a vaga para outro fotógrafo.
Terão encontros fora desse cronograma?
Os encontros são previstos para dois domingos de manhã e duas sextas-feiras à noite. Isso permite que você tenha seus domingos livres e ao mesmo tempo, oportuniza encontros noturnos, para técnicas que se utilizam da ausência de luz. Só sairemos desse cronograma em caso de feriados, datas comprometidas da minha agenda, ou mesmo se uma produção temática exigir um dia especial. Como por exemplo, o uso de um teatro que só pode ser locado às segundas-feiras. Mas não se preocupe, vamos combinar tudo em cada ocasião.
Posso assinar em dupla com meu cônjuge?
Pode, mas nesse caso, pagando uma única assinatura, vocês não poderão ir juntos, pois o limite de vagas é uma questão de espaço físico. Essa permissão só será concedida para casais. Amigos ou colegas não poderão comprar vagas "duplas".
Posso cancelar a qualquer momento?
Sim, a assinatura não vincula qualquer tipo de fidelidade, funcionando como um plano pré-pago. Você paga um mês e então utiliza. Se no mês que vem não desejar participar, apenas nos comunique da sua decisão e abriremos a sua vaga para a fila de espera.
Vai ter fila de espera?
Sim. Apenas os 10 primeiros irão entrar. O link do PagSeguro automaticamente esgotará após as 10 primeiras inscrições. Se não deu tempo para você entrar, me chame no WhatsApp que eu te colocarei numa lista em ordem de chegada, e assim que liberar uma vaga, ou seja, alguém sair, eu avisarei o próximo da fila.
Onde serão as produções?
Darei preferência total para o uso do meu estúdio, na rua tal, numero tal. Mas acontecerá sim de surgirem oportunidades em outras locações por motivo da temática de cada oficina. Mas fique tranquilo, pois a cada caso combinaremos as caronas, ponto de encontro e tudo mais.
Menor de idade pode participar?
Sim, mas precisaremos de autorização dos pais e dependendo do tema, será vetada a participação, como locações de maior risco ou nu artístico, por exemplo.
Posso trazer um amigo?
Não. Como são apenas 10 vagas, vou deixá-las num primeiro momento exclusivamente para os meus ex-alunos e fotógrafos parceiros. Mas não fique triste, chame o seu amigo para a fila de espera, pois num segundo momento, ao liberar novas vagas, convidarei quem estiver na ordem da fila.
E quem vai fazer as fotos?
Ora, você! Eu darei a oportunidade para todos clicarem o quanto quiserem, respeitando é claro, a oportunidade dos colegas. Você poderá portanto, usar as fotos em seu portfólio pessoal como coautor bastando apenas citar o coletivo em caso de publicação do material.
Ficou alguma dúvida?
Me chame no WhatsApp. Eu terei um enorme prazer em atendê-lo, pois como eu disse, todos que estou convidando são meus amigos ex-alunos. Esse time será como uma grande família!

Coletivo Fotográfico Moby Dick
Uma iniciativa do estúdio Marcos Hiram em parceria com o Fotógrafo Murilo de Tarso.
Indaiatuba - SP.